Terapia ocupacional

Terapia ocupacional

A Terapia Ocupacional está onde as atividades cotidianas ocorrem.

Alterações motoras, cognitivas, sociais, emocionais entre outras, podem fazer com que a pessoa tenha dificuldades para realizar tarefas do dia a dia. Desde atividades básicas como alimentação, até atividades mais complexas relacionadas ao trabalho, por exemplo.

É nesse ponto que a Terapia Ocupacional entra. 

O Terapeuta Ocupacional é o responsável por realizar o tratamento para prevenção e reabilitação do paciente.

E isso inclui avaliar quais estruturas prejudicam seu desempenho, elaborando um plano de intervenção que resulte em maior autonomia e independência.

A Clínica Vizioli é especializada em duas áreas de Terapia Ocupacional, são elas: 

Infância e Terapia da Mão.
A Terapia Ocupacional infantil tem como principal objetivo maior autonomia e independência das crianças nas suas atividades do dia a dia.

Por exemplo, quando uma criança apresenta alguma alteração na aquisição das etapas esperadas do desenvolvimento ou responde de forma diferente aos estímulos sensoriais, o Terapeuta Ocupacional avalia e intervém de forma a estimular as habilidades necessárias para que a criança se desenvolva da melhor maneira possível.

O brincar é a principal atividade desenvolvida pela criança e é por meio dela que a criança aprende.
Porém nem sempre o brincar natural realizado em casa é suficiente para promover os estímulos necessários. Dessa forma, o Terapeuta Ocupacional além de ter o brincar como fim, também o utiliza de forma direcionada, graduada, adaptada e personalizada como meio de adquirir as habilidades necessárias para realizar o seu desenvolvimento e, consequentemente, realizar suas atividades e demandas do dia a dia.